Benedictus Dominus Deus Noster qui dedit nobis signum

Bandeira de Portugal: experiências com forma e cor

Conforme "ameacei" no fórum do Genea Portugal coloquei aqui os resultados de uma tentativa perfeitamente amadora de representar a bandeira de Portugal pré-1910 com o escudo em formato peninsular (também chamado "ibérico" ou "português") em vez de francês.

Porquê? Bem, apenas porque sempre me pareceu mais agradável esse formato - e ao mesmo tempo mais apropriado e intemporal - do que o formato francês ou os vários outros que durante o período de decadência heráldica (afinal parece que a vida sempre imita mesmo a arte...) foram utilizados conforme a moda. Uns mais barrocos que os outros, mas nenhum que se compare aos formatos clássicos (em bico) e peninsular.

Muito honestamente a ideia parecia mais simples do que se revelou... a minha inépcia para programas de desenho (e para as artes plásticas em geral) em nada facilitaram a tarefa. A isso acresceu a dúvida sobre que cores utilizar, e é sobre estas experiências cromáticas que esta página repousa a razão da sua existência. Será pouco interessante, admito, mas será alguma coisa.

Material Utilizado

Primeira Versão: RGB absoluto

Nesta primeira versão o azul e vermelho utilizados são o equivalente RGB de cores "puras", i.e. valor máximo da cor respectiva e nulo de todas as outras. Infelizmente o Gimp ainda não tem suporte CMYK completamente utilizável. Seja como for o resultado é este:





Como se pode ver resulta demasiado claro. Não deixa de ser interessante que apesar disso muitas bandeiras feitas durante a Monarquia apresentavam este azul mais claro e esbatido.

Segunda Versão: alteração do vermelho

Após ter lido as úteis opiniões que foram colocadas no fórum do Genea Portugal comecei a investigar que cores devia utilizar. Algures no emaranhado da Grande Teia encontrei uma referência ao vermelho mais usado em heráldica e bandeiras (de notar que o vermelho da bandeira do Reino Unido, dos EUA, da Islândia, do Dinamarca e da Noruega é diferente em todos os casos...). Eis o resultado:





Pessoalmente já me agrada mais este vermelho.

Terceira Versão: o "Reflex Blue"

Nesta última versão alterei o azul para o chamado "Reflex Blue" (na verdade uma aproximação deste tom). Devido à limitação de cores e à minha própria inépcia as imagens não estão tão conseguidas como poderiam estar, mas enfim.





Esta imagem é por enquanto a que mais se aproxima da ideal. A superfície azul ganha bastante com este tom mais escuro. Em todos os casos a cor do azul é a mesma para as quinas e para a bandeira.

Conclusão

Não há, evidentemente. A quem tiver tido a paciência de ler até aqui ficam os meus agradecimentos. Estas pequenas experiências - por mais inúteis que pareçam - dão-me no fundo um certo prazer e pode ser que sejam porventura úteis a alguém.

Referências

Cores Padrão

No endereço flagspot.net encontra-se bastante informação sobre quais as cores a usar. Em especial são dadas as seguintes indicações para cores padrão:

The British Navy's "Flags of all nations" give us general Pantone colours: With the specification: "The Pantone colour reference is for printers' use only". But, is a good colour reference.

O "Reflex Blue" não consta desta lista mas é muito próximo do Navy Blue e Heraldic Blue. Na transição para formato RGB muitas das subtilezas perdem-se.

O Vermelho

Para o vermelho encontrei uma referência útil na normalização das Armas de Espanha:

The colours of the Spanish Arms were regulated by Royal Decree No. 2267/1982, of September 3 as follows: Real Decreto 2267/1982, de 3 de septiembre (BOE nº 221).
Especificación técnica de los colores del escudo de España.
Artículo 1º. Los colores del escudo de España, especificados en el sistema internacional CIELAB, serán los siguientes:

Color     Denominación color    Tono H en º  Croma C  Claridad L
Sinople   Verde bandera               165.0     41.0        31.0
Azur      Azul bandera                270.0     35.0        26.0
Oro       Oro bandera                  90.0     37.0        70.0
Plata     Plata bandera               255.0      3.0        78.0
Sable     Negro bandera                          0.0        10.0
Gules     Rojo bandera                 35.0     70.0        37.0
Púrpura   Púrpura bandera               0.0     52.0        50.0
Artículo 2º. La correspondencia de las especificaciones del sistema internacional CIELAB con el sistema internacional CIE-1931, se establecerá de la siguiente manera:

Denominación color      Y       x       y
Verde bandera         6.7   0.223   0.438
Azul bandera          4.7   0.168   0.171
Oro bandera          40.7   0.395   0.403
Plata bandera        53.2   0.303   0.311
Negro bandera         1.1   0.310   0.316
Rojo bandera          9.5   0.614   0.320
Púrpura bandera     18.42   0.426   0.263
Recently, the Spanish Government has issued the Manual de Identidad Institucional (Institutional Image Handbook), theoretically available in PDF format at this webpage. Unfortunately, availability is restricted, and only some government institutions can read/download the entire manual. Fortunately, in another related page, an image shows the colours of the arms and their respective Pantone correspondences, as follows:
Black	 (no specs)
Red      Pantone 186
Argent   Pantone 877
Gold     Pantone 872
Green    Pantone 3415
Blue     Pantone 2935
Purpure  Pantone 218
Granada  Pantone 1345
Granada is the reference term to describe the colour of the pomegranate, prescribed in the Arms blazon as proper.

Antonio Gutiérrez, 30 December 1999

Using these specifications, here the CMYK equivalents and the recommended browser-safe colours, rounded by me from the RGB values given by PhotoShop 4:

António Martins, 31 December 1999

Temos portanto um vermelho que corresponde, grosso modo, a um valor RGB de 204-0-0. O comentário do autor do texto anterior alterta para um pormenor curioso: o vermelho do Escudo é diferente do vermelho da Bandeira, ou pelo mesno é oficialmente definido como sendo diferente.

Dadas as origens históricas da bordadura vermelha achei coerente utilizar o vermelho acima definido.

O Azul

Não existindo paraelos onde me podesse apoiar a escolha do azul é talvez mais arbitrária mas não deprovida de sentido. Seguindo os conselhos dados por confrades do fórum Genea Portugal usei o Reflex Blue.

De um ponto de vista estritamente pessoal acho que é muito aproximado ao azul das iluminuras que já vi. A diferênça entre este azul e o azul padrão da PANTONE não é grande e na conversão para RGB muitas dos azuis ficam praticamente iguais.


Índice

  1. Material Utilizado
  2. Primeira Versão: RGB absoluto
  3. Segunda Versão: alteração do vermelho
  4. Terceira Versão: o "Reflex Blue"
  5. Conclusão
  6. Referências
    1. Cores Padrão
    2. O Vermelho
    3. O Azul